Margarete Patte fala sobre os modos de cuidado do seu povo, os Laklãnõ Xokleng. Criada pela bisavó, ela fala sobre como as crianças são cuidadas por diversos pais, já que, na tradição do seu povo, os pais biológicos podem ceder ou compartilhar o lugar de principal cuidador com avós, bisavós e tias que não podem mais ter filhos, inclusive para tenham a oportunidade de cuidar das crianças como filhos.
Fala ainda de hábitos saudáveis do seu povo como alimentação tradicional, massagem para quebranto, chás, entre outros. Também explica como o controle excessivo por parte da família pode prejudicar as crianças. O livre brincar e o contato com a terra garantem o bem viver.
#ancestralidade#laklãnõ#nutrição#parentalidade#politicapublica#povosindígenas#SantaCatarina#xoklengNatureza
A bola em forma de Terra erguida por Wynoã Tukumãí, 1 ano e 4 meses, durante a oficina Terra Sonhada, traz uma imagem única para pensarmos a cultura das infâncias e os impactos que ela tem no mundo. Brincar com uma bola é já tomar nas mãos o saber primordial das infâncias de toda uma […]
Por
No Quilombo Vidal Martins, localizado em Florianópolis, um grupo de crianças se tornou guardião de um tesouro da natureza: as abelhas nativas sem ferrão.
#AbelhasNativas#Guardiões#ProtagonismoInfantil#QuilomboVidalMartins#SantaCatarinaNatureza
Por