Durante o Boi de Mamão, meia dúzia de adultos se escondem em um enorme disfarce de Bernunça; no ponto alto do evento, o monstro encontra crianças na plateia e as devora. Uma mãe, depois de ver seu filho de 3 anos devorado pela fera, descreveu “aquele medo delicioso que nos faz rir… e pensar.”
Numa comunidade tradicional do sul da Ilha de Santa Catarina, uma parceria entre Usina da Imaginação e um grupo de educadores resultou na confecção dos bonecos do “Boi mirim”: um Boi de Mamão composto inteiramente por crianças pequenas. O boi de mamão mirim possibilita às crianças o protagonismo, tanto na criação dos bonecos, quanto no momento em que atuam desempenhando o papel do touro, do vaqueiro, do bode, do feiticeiro e do monstro Bernunça. O processo de encantamento enquanto vivenciam a experiência é riquíssimo. Uma das educadoras relata algo muito importante: o Boi de Mamão proporciona às crianças pequenas experiências diversas sobre o medo. As crianças descobrem o que está por trás da máscara aterrorizante e elas mesmas desempenham o papel de coisas que as assustam. “E elas aprendem que quando alguém sai da fantasia, é apenas uma casca que não precisa assustar ninguém”.
No Quilombo Vidal Martins, localizado em Florianópolis, um grupo de crianças se tornou guardião de um tesouro da natureza: as abelhas nativas sem ferrão.
#AbelhasNativas#Guardiões#ProtagonismoInfantil#QuilomboVidalMartins#SantaCatarinaNatureza
Por
Na comunidade da Caieira da Barra do Sul, no extremo sul da ilha de Santa Catarina, todo o mundo brinca de boi de mamão...
Políticas Publicasprimeira infância
Por