Um Boi para as Crianças

Durante o Boi de Mamão, meia dúzia de adultos se escondem em um enorme disfarce de Bernunça; no ponto alto do evento, o monstro encontra crianças na plateia e as devora. Uma mãe, depois de ver seu filho de 3 anos devorado pela fera, descreveu “aquele medo delicioso que nos faz rir… e pensar.”

Numa comunidade tradicional do sul da Ilha de Santa Catarina, uma parceria entre Usina da Imaginação e um grupo de educadores resultou na confecção dos bonecos do “Boi mirim”: um Boi de Mamão composto inteiramente por crianças pequenas. O boi de mamão mirim possibilita às crianças o protagonismo, tanto na criação dos bonecos, quanto no momento em que atuam desempenhando o papel do touro, do vaqueiro, do bode, do feiticeiro e do monstro Bernunça. O processo de encantamento enquanto vivenciam a experiência é riquíssimo. Uma das educadoras relata algo muito importante: o Boi de Mamão proporciona às crianças pequenas experiências diversas sobre o medo. As crianças descobrem o que está por trás da máscara aterrorizante e elas mesmas desempenham o papel de coisas que as assustam. “E elas aprendem que quando alguém sai da fantasia, é apenas uma casca que não precisa assustar ninguém”.

Veja Também

Pequenos Guardiões das Abelhas Nativas

No Quilombo Vidal Martins, localizado em Florianópolis, um grupo de crianças se tornou guardião de um tesouro da natureza: as abelhas nativas sem ferrão.

Por

Recomendações para a construção da Política Nacional Integrada para a Primeira Infância

Na comunidade da Caieira da Barra do Sul, no extremo sul da ilha de Santa Catarina, todo o mundo brinca de boi de mamão...

Por